RÁDIO EDUCAÇÃO RURAL DE TEFÉ AM 1270 KHZ
RÁDIO EDUCAÇÃO RURAL DE TEFÉ AM 1270 KHZ - Por JMultimidia.com.br - Versão: (Beta)
 
FacebookTwitterMSN Fale Conosco (97) 3343-3017
RÁDIO EDUCAÇÃO RURAL DE TEFÉ
 
Pgina Inicial A Rdio Programao Equipe Notcias Fotos Vdeos Agenda Promoes Mural Contato
noar
Ouvir a Rádio RÁDIO EDUCAÇÃO RURAL DE TEFÉ
Sem locutor!
Nenhum programa cadastrado!
Ampliar Imagem
pedidos
enquete
O QUE VOCÊ ACHA DO GOVERNO TEMER

ÓTIMO
BOM
RUIM
PÉSSIMO

promocoes
Nenhuma promoção cadastrada!
Cadastrar-se   Ver Todas As Promoções
previsao
Siga-nos no Twitter promocoes
RONILDO CARVALHO
MANHÃ FELIZ
Mais detalhes
RÁDIO EDUCAÇÃO RURAL DE TEFÉ AM 1270 KHZ - Por JMultimidia.com.br - Versão: (Beta)
Notícias - RÁDIO EDUCAÇÃO RURAL DE TEFÉ voltar
NOTICIAS
Alfredo Lopes lança 'Amazônia - Pioneiros e Utopias' em São Paulo
Livro faz reflexão sobre as ações empreendedoras de enfrentamento à queda do Ciclo da Borracha


MANAUS – O escritor, mestre em Educação e consultor em assuntos de empreendedorismo, Alfredo Lopes lançará o livro 'Amazônia - Pioneiros e Utopias', na Universidade de São Paulo (USP). A obra reúne atividades pioneiras de nomes como Isaac Benayon Sabbá, Samuel Benchimol e  Petrônio Pinheiro, que impactaram a economia amazônica para o avanço.

“Esse é o meu sétimo livro. A maior parte dele é sobre história, cultura e economia da Amazônia. Esta obra é resultado de um trabalho que eu fiz para a USP sobre os pioneiros que criaram soluções para a economia regional na época em que chegava ao fim o ciclo da borracha”, esclareceu Alfredo Lopes. Entre eles, o escritor cita: Isaac Benayon Sabbá, Samuel Benchimol, Mário Guerrero, Petrônio Pinheiro, JG Araújo Jorge, Antônio Simões, Natan Xavier de Albuquerque, Djalma Batista, Moysés de Israel, Cosme Ferreiras.

Ainda segundo o também consultor da USP, a primeira parte do livro conta os avanços da economia no Amazonas e a coragem do empreendedor Isaac Sabá em  trazer uma refinaria para Manaus. “Ele trouxe a refinaria  de Los Angeles, num período [século passado] onde não existia um guindaste no raio de mil quilômetros. Isaac mantinha mais ou menos 25 empresas que utilizavam e beneficiavam produtos da floresta como resinas, óleos vegetais, medicinais, cosméticos, peles de animais, madeira beneficiada”, explicou Alfredo. Ele ainda conta que o manejo de produtos fitoterápicos para exportação como castanha juta, guaraná, borracha (com qualidade inigualável), também deram suporte para que o empresário se antecipasse em trazer a refinaria.

A segunda parte do livro traz um ensaio sobre algumas atividades desses pioneiros. Entre elas, o beneficiamento de castanhas, utilização das fibras vegetais, como a juta, para a produção de tecidos, beneficiamento de madeira e a pesca como atividade comercial. O livro aponta os vários caminhos ligados ao investimento maior em educação e qualificação técnica, criação de núcleos e cadeias produtivas ao longo das calhas dos rios da Amazônia.

“A proposta é exatamente essa: resgatar a história e tirar essas lições para que a gente possa diversificar a economia do estado, interiorizar e promover o aproveitamento racional dos produtos da floresta”, disse Lopes.

O livro foi lançado em Manaus em agosto e vai ser lançado na USP, dentro de um seminário que vai discutir as novas matrizes econômicas na Amazônia, na linha do aproveitamento dos recursos naturais.

Sobre o autor

Alfredo nasceu em Manaus, iniciou sua formação com os Salesianos, depois com os Jesuítas em Pernambuco e São Paulo, onde graduou-se em Filosofia. Com pós-graduação em Educação  e Administração, lecionou na PUC-SP, UFAM e Universidade Metodista. Escreve em diversos jornais e, atualmente, dirige a Ambiencia, em Manaus, uma empresa de consultoria em Sustentabilidade e Comunicação Institucional. Em Amazônia, Pioneiros e Utopia, fez do levantamento jornalístico dos Pioneiros e Empreendedores do Amazonas, dentro do Programa sobre Pioneirismo e o Estado Brasileiro, da Universidade de São Paulo, uma reflexão sobre as ações empreendedoras de enfrentamento à queda do Ciclo da Borracha, e os avanços conquistados pelos Pioneiros da região, suas lições e utopias, no sentido de verdades prematuras, cravado por Alphonse Lamartine.

 

Publicado dia 08/11/2013 às 18:41:30

 
TODAS AS MATÉRIAS DA SEÇÃO NOTICIAS
28/08/2017 - MEIO AMBIENTE
11/08/2017 - PESQUISA
01/08/2017 - Pirarucu
25/07/2017 - PESQUISA
23/07/2017 - FAZENDA DA ESPERANÇA
11/07/2017 - PESQUISA
31/05/2017 - IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA
27/05/2017 - CURSO DE COMUNICAÇÃO
12/04/2017 - ENCHENTE
06/04/2017 - INTERNET BANDA LARGA
PUBLICIDADE
Diminuir Texto Aumentar Texto
top10
Documento sem título
ANITTA E ALESSO
IS THAT FOR ME
Documento sem título
PAULA FERNANDES
TRAIDOR
Documento sem título
CLAUDIA LEITE
BALDIN DE GELO
Documento sem título
DJ ALUCK & BRUNO MA... 
HEART ME NOW (REMIX)
Documento sem título
JOTA QUEST
PRA QUANDO VOCE SE LEMBR... 
Documento sem título
MAJOR LASER E ANITT... 
SUA CARA (REMIX)
Documento sem título
COLDPLAY
HYPINOTISED
Documento sem título
LUIS FONSI E ISRAEL... 
DESPACITO (PORTUGUES)
Documento sem título
TRIBALISTAS
DIÁSPORA
Documento sem título
IVETE SANGALO E WES... 
A VONDADE
publicidades
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
RÁDIO EDUCAÇÃO RURAL DE TEFÉ
Todos os Direitos Reservados © 2018
Praça Santa Tereza, 283 - Tefé-AM, CEP: 69.550-053
Fone: (97) 3343-3017
Desenvolvido por JMultimídia